Projeto TransformaSom
Historia
Quando buscamos referências sobre Arte como componente curricular, descobrir que a aprendizagem desta área de conhecimento contribui para o desenvolvimento do indivíduo crítico com a complexidade do mundo, por oportunizar a integração entre culturas distintas, propiciando a identificação da diversidade entre elas. Isto acontece devido a articulação das linguagens da Arte em criar, ler, produzir, pensar, extrair emoções e sentimentos que manifestam a forma de aprendizagem em artes. Dentre essas linguagens estão: Artes visuais, Dança, Tetro e a Música.
Musicalizar é tornar o ser humano sensível e receptivo aos filhos, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dele, e, melhor ainda, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e, indo mais além, uma personalização criativa dos filhos que estão à sua volta. Da mesma forma, podemos definir a musicalização como a pré-escola da música, um conjunto de atividades que visam à sensibilização e que buscam ampliar os conhecimentos musicais, de forma bastante intuitiva, inclusive com sua participação criadora.
No Brasil atual, apesar da Lei Nº 11.769, que prioridade a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica, pouco feito ou avançou em sua implementação em escolas públicas, seja pela falta de recursos ou interesses das administrações.
É dentro destes fatos que o Projeto Escola em TransformaSom se torna essencial. Estruturado com base nas Orientações Curriculares e Didáticas de Artes Para o Ensino Fundamental Anos Iniciais do Governo do Estado de São Paulo (2015) e na Base Nacional Comum Curricular (2016) que o projeto busca a formação do indivíduo, e que o prazer da fruição musical não seja apenas sinérgico, mas que lhe dá promova um bem-estar emocional muito grande. Além de possibilitar o criar, o sentir, o construir, o refletir, e não ser apenas pool da ação artística, mas agente dela. Mesmo cantando sozinho ou em coral, tocando um instrumento ou também de fazê-lo em grupo, mas tornando elemento pertencente a uma sociedade, de forma que sejam protagonistas e criadores.
Objetivo (Missão)
Utilizar a música como elemento de transformação, orientando os participantes no sentido de se reconhecerem como agentes multiplicadores e modificadores no contexto em que estão inseridos. Além Incentivar a formação de público e profissionais para a música clássica e artes de uma maneira geral, assim como a descobrir talentos líricos e despertar para a arte como forma de trabalho e remuneração;